ESG para transportadoras é fundamental para compreensão deste blog. Antes, porém, precisamos falar rapidamente sobre ESG.
ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance — Ambiental, Social e Governança. Trata-se de um conjunto de critérios que avalia o quanto uma empresa atua de forma responsável nessas três dimensões:
No setor de transporte rodoviário, isso se traduz em ações como:
ESG não é apenas sobre sustentabilidade — é sobre eficiência, reputação, segurança jurídica e geração de valor a longo prazo.
Veja mais neste conteúdo sobre ESG e sustentabilidade corporativa
Práticas sustentáveis reduzem desperdícios e aumentam eficiência. A FedEx, por exemplo, ao converter parte de sua frota para veículos híbridos e elétricos, reduziu o consumo de combustível em mais de 190 milhões de litros.
Instituições financeiras e grandes embarcadores exigem cada vez mais comprovação de boas práticas ESG. Isso pode significar acesso a crédito com taxas mais vantajosas e maior confiança comercial.
Segundo pesquisa da McKinsey, 70% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos e serviços sustentáveis. Transportadoras alinhadas com o ESG ganham vantagem em licitações e processos de seleção de fornecedores.
Estar em conformidade com leis ambientais (ex: CONAMA) e trabalhistas evita multas, interdições e crises de imagem. Além disso, fortalece o relacionamento com clientes, comunidades e órgãos reguladores.
A Via Pajuçara, transportadora com forte atuação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, enfrentou um desafio estratégico ao ser avaliada pela plataforma EcoVadis, por exigência de um cliente-chave. Com uma pontuação inicial de apenas 28 pontos, a empresa precisava atingir no mínimo 50 pontos para manter o contrato em vigor — o que representava um risco direto à continuidade da parceria.
Foi nesse momento que a GEP Compliance entrou em cena.
O diagnóstico
Nosso time iniciou o projeto com uma análise detalhada das práticas já existentes, alinhadas aos quatro pilares avaliados pela EcoVadis:
As soluções implementadas
Com base no diagnóstico, estruturamos um plano de ação que incluiu:
Essas medidas não apenas atenderam aos requisitos da plataforma, mas criaram uma base sólida de sustentabilidade e governança para a empresa.
Com o apoio da GEP Compliance, a Via Pajuçara saltou de 28 para 77 pontos na EcoVadis, conquistando a Medalha Gold — uma das mais altas pontuações da plataforma.
Leia o case completo:
🔗 De 28 para 77 pontos: Case Via Pajuçara e GEP Compliance
Transportadoras que investem em ESG estão se preparando para o futuro. Além de reduzir riscos, ganham competitividade, aumentam sua reputação e constroem operações mais sustentáveis e eficientes.
Implementar ESG exige planejamento, engajamento e governança, mas os resultados compensam — e o movimento já começou.
Quer estruturar um plano ESG na sua transportadora com base em boas práticas de compliance, sustentabilidade e governança?
Entre em contato conosco. Temos soluções sob medida para o setor de logística e transporte
Entre em contato com nossos especialistas que vamos te ajudar!
Acesse, em primeira mão, as nossas principais notícias diretamente em seu e-mail